Foto: CM Resende

Festival da Cereja de Resende volta este ano a realizar-se em dois fins-de-semana, primeiro nos dias 01 e 02 de junho, e depois em versão de três dias, a 08 e 09, e alargado ao feriado de 10 de junho, informou o Município que volta a organizar o certame.

Há mais de duas décadas que o Festival promove um dos produtores endógenos do concelho, e uma mais valia económica para Resende, esperando-se a presença de mais de uma centena de produtores, como tem sido hábito nos últimos anos.

O festival promove a venda da cereja, mas vai mais além, e os visitantes poderão encontrar por lá outros produtos da região como artesanato, vinhos, licores, compotas e as tradicionais Cavacas de Resende, num programa que conta ainda com animação de rua e música, além de diversas atividades para os mais novos.

O cortejo ‘Marcha das Cerejas’ vai para a rua no dia 02 de junho, pelas 15:00, com carros alegóricos e a participação de cerca de meio milhar de marchantes, que vão apresentar marchas populares em representação de 11 freguesias do concelho de Resende.

A primeira edição do Festival da Cereja, aconteceu no dia 19 de maio de 2002, e desde então, considera o Município de Resende, “afirmou-se no país como o maior evento dedicado a este fruto”.

Em 2022, o Município lançou um manual de boas práticas para a produção de cereja, de forma a produzir-se a maior qualidade e quantidade possível, com o objetivo de avançar para a certificação da Cereja de Resende.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.