O Governo autorizou a Infraestruturas de Portugal (IP) à repartição de encargos, até 2025, para o projeto de execução da ligação de Baião à Ponte da Ermida, que liga o município a Resende.
A decisão foi confirmada com a publicação em Diário da República, numa portaria assinada pelo ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, onde é dada autorização com efeito até ao valor global de 1,35 milhões de euros, começando a sua execução em 2022.
Além da ligação de Baião à ponte de Ermida, sobre o rio Douro, conhecida como variante à Estrada Nacional 321-2, os encargos agora autorizados pela tutela abrangem também a requalificação do troço da Estrada Nacional 108, entre Lodão e o acesso à zona de travessia.
A ponte da Ermida foi inaugurada em 1998 pelo Presidente da República Jorge Sampaio, mas os acessos, a partir de Baião, nunca foram executados, sendo atualmente assegurados por estradas sinuosas e estreitas.
A ligação de Baião à ponte da Ermida permitirá reduzir a duração da ligação e melhorar a segurança na circulação rodoviária, sendo considera fundamental para Resende já que aproxima o concelho da rede nacional de autoestradas.
Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.