Foto: CM SC Dão

A Câmara de Santa Comba Dão aprovou uma proposta de orçamento para 2023 superior a 21 milhões de euros, que foi elaborada num contexto de “enorme preocupação quanto ao futuro”, admitiu o presidente da autarquia, Leonel Gouveia.

Segundo o autarca, “a elaboração do orçamento municipal para 2023 surge num contexto exigente, fortemente marcado pelas consequências da invasão russa da Ucrânia que colocou um tal grau de incerteza e instabilidade no mercado energético mundial e nas cadeias de abastecimentos de matéria-prima e bens alimentares que fez escalar os preços para valores completamente inimagináveis há alguns meses”.

No âmbito da proposta das Grandes Opções do Plano, a área em relevo nas Funções Gerais corresponde à Administração Geral, com 1.685.752 euros. Nas Funções Sociais, as áreas com maior investimento são a Educação – Ensino Não Superior (2.447.529 euros) e a Proteção de Meio Ambiente e Conservação da Natureza (1.431.102 euros).

No que respeita às Funções Económicas, destacam-se as áreas Indústria e Energia (1.162.390 euros), Transportes Rodoviários (846.200 euros) e Turismo (236.650 euros) e, na rubrica Outras Funções, a transferência entre administrações (488.500 euros).

No âmbito da aprovação da Estratégia Local de Habitação, é aguardada “contratualização para finalmente iniciar o processo de requalificação do parque habitacional degradado”, acrescentou.

No que respeita à educação, será dada continuidade ao trabalho “na requalificação dos edifícios escolares e na implementação dos projetos conducentes ao sucesso educativo dos alunos” e, ao nível da saúde (ainda sem data para a aceitação da transferência de competências), aludiu à unidade de saúde de São João de Areias, que está “praticamente concluída, aguardando-se o desenvolvimento dos procedimentos concursais para o seu apetrechamento”.

De acordo com o autarca, “está também a ser concluído o caderno de encargos para a requalificação do Centro de Saúde de Santa Comba Dão”.

A proposta de Orçamento da Receita e Despesa e Grandes Opções do Plano para 2023 foi aprovada com quatro votos a favor do PS e três votos contra da coligação PSD/CDS-PP, e vai agora ser analisada, e votada, em sessão da Assembleia Municipal marcada para dia de 17 de dezembro.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm