A Câmara de São João da Pesqueira tem em discussão um regulamento para apoiar a natalidade e a adoção.

O objetivo, segundo a autarquia do norte do distrito de Viseu, passa por “contribuir para minimizar o problema da desertificação”.

A proposta de regulamento da autarquia sugere cheques-prenda atribuídos por cada filho nascido ou adotado: 1.000 euros no primeiro filho, 1.500 euros no segundo e 2.000 euros no terceiro e seguintes.

O presidente da autarquia, Manuel Cordeiro, assume que este apoio à natalidade e adoção não resolve, por si, o problema, mas será um contributo importante, considerando que “os autarcas não podem ficar de braços cruzados” perante a desertificação nos concelhos mais interior do país.

Este apoio, frisou o autarca, será um complemento a outras políticas de fixação de jovens e de apoio às famílias que a autarquia de São João da Pesqueira tem promovido nos últimos anos e que passam, entre outras medidas, por isenções de taxas com licenciamentos e apoio à criação de postos de trabalho.

O autarca Manuel Cordeiro, lembra que num concelho como São João da Pesqueira, que já tem menos de 7 mil habitantes, a taxa de natalidade é de “entre 30 a 40 nascimentos” enquanto a de mortalidade ultrapassa os 100 óbitos anuais.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.