Sé de Viseu - foto Estação Diária

A Sé de Viseu vai ter  plataforma para mobilidade reduzida “pioneira” no país, revelou a diretora regional de Cultura do Centro, Suzana Menezes, na Cerimónia pública que assinala o início das obras de conservação e restauro do património, na passada quarta-feira, 15 de junho.

No sentido de solucionar o “complexo problema das acessibilidades, garantindo o acesso pleno a todas as áreas integrantes do imóvel, incluindo o Museu”, Suzana Menezes revelou que “o projeto de acessibilidades é verdadeiramente exemplar, integrando, de forma pioneira no nosso país, exatamente a mesma solução técnica e tecnológica que foi usada na Catedral de Notre Dame, em Paris, e na Catedral de Caen”, também em França.

A diretora explicou que, “em causa, está a colocação de plataformas elevatórias nas duas escadarias exteriores, que serão praticamente impercetíveis quando recolhidas, o que assegura um impacto visual mínimo e um absoluto respeito pelos valores patrimoniais”. “As plataformas vão permitir o acesso à Casa de Santa Maria e daí à Varanda dos Cónegos e ao piso superior do claustro, por elevador, assim como ao piso inferior do claustro e, deste, ao interior do templo”.

As obras de requalificação da Sé “terão de cumprir o prazo escrupuloso de 18 meses, até dezembro de 2023”, uma vez que ainda são financiadas pelo Portugal 2020.

A candidatura da Sé de Viseu “foi aprovada em dezembro de 2020 com um investimento total a 1,35 milhões de euros, sendo 85% deste valor suportado pelo Centro 2020”. Os 15% remanescentes serão suportados pelos orçamentos da Direção Regional de Cultura e da Diocese de Viseu, em partes iguais, e as três entidades irão “encontrar a melhor solução para dar resposta” ao desafio da inflação, nomeadamente nos preços dos materiais.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, referiu que “as obras deviam ter começado há mais tempo”, mas sublinhou que “o importante é que tenham a sua sequência e, sobretudo, que não deixem deteriorar este património espantoso que é uma das alavancas fundamentais” do turismo.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm