Foto: CM Sernancelhe

A Câmara de Sernancelhe entregou 130 armadilhas de combate à vespa asiática aos apicultores do concelho, durante uma sessão onde foi também apresentado o projeto Gesvespa Douro, um projeto que pretende aprofundar o conhecimento acerca da distribuição desta espécie predadora na região, e delinear um plano de gestão capaz de travar a sua proliferação.

A iniciativa, dinamizada pela Comunidade Intermunicipal do Douro, e apoiada por fundos europeus, pretende “uma estratégia de atuação integrada, sustentada e sustentável de gestão e combate” à praga da vespa velutina (vespa asiática) numa região que abrange grande parte do norte do distrito de Viseu.

Em Sernancelhe, a autarquia avançou com uma primeira medida contemplada no Gesvespa Douro, que passa pela colocação de armadilhas para captura de vespas a serem instaladas próximo de espaços onde estão instalados apiários locais.

Em simultâneo, haverá uma ação coordenada entre o Gabinete Técnico Florestal e os Bombeiros Voluntários, a quem cabem as ações de destruição dos ninhos detetado no concelho, e que pretende assegurar o acompanhamento e monitorização, junto dos apicultores, dos resultados das armadilhas.

A vespa velutina ataca abelhas e colmeias, e outras espécies de insetos polinizadores, provocando sérios danos nos ecossistemas e na produção de mel, espécie na região e delinear”.

O Município de Sernancelhe lembra os cidadãos que, no caso de detetarem algum ninho de vespa asiática, entrem em contacto com as autoridades de segurança, ou o Gabinete Técnico Florestal municipal, através do número 254 598 300.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.