Foto: CM Sernancelhe

O Município de Sernancelhe inaugura no domingo, dia 17 de março, a Casa das Novenas, um novo espaço cultural e turístico na Lapa, uma das principais portas de entrada de turistas na região.

Este novo espaço custou cerca de 1 milhão de euros, e nasce de uma intervenção profunda feita na Casa das Novenas, que se encontrava em estado de ruína, num investimento que foi financiado em 85% por fundos do programa Provere.

A Lapa tem uma dos principais Santuários Marianos em Portugal, sendo uma das principais zonas de atração turística ao concelho de Sernancelhe.

Decidiu a autarquia intervir na Casa das Novenas, edifício frontal à Igreja e Colégio da Lapa, e “dotar o edifício de valências que impulsionem a atividade turística, que acolham os visitantes, auxiliem nos dias de romaria e promovam os produtos endógenos”, informou em nota de imprensa.

Depois de o Município de Sernancelhe ter celebrado um contrato de comodato com a Diocese de Lamego, “foi possível idealizar para a Casa das Novenas um projeto de valorização e promoção do território, cumprindo com a premissa de ser um edifício destinado ao público em geral, com um posto de turismo, centro de artesanato e incubadora de produtos regionais, espaço de degustação, sala de marketing, sala polivalente e auditório.

São estas valências que agora ficarão à disposição dos habitantes locais e de todos quantos demandem a Lapa e, a partir deste local queiram conhecer o Concelho de Sernancelhe e a Região”, destaca a autarquia.

A inauguração tem início marcado para as 12:00 horas do próximo domingo, dia 17 de março, e contará com a presença do Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.