Foto: rawpixel

O Centro Social e Paroquial de Fonte Arcada, em Sernancelhe, lançou um concurso de três milhões de euros para a construção de um novo lar destinado a acolher 40 idosos. Segundo o presidente da instituição, padre Diamantino Duarte, o projeto responde a uma necessidade crescente no concelho e no distrito de Viseu, devido ao aumento da procura por respostas sociais para a população sénior.

O novo equipamento deverá gerar entre 40 a 50 postos de trabalho, incluindo auxiliares, enfermeiros e técnicos superiores. A obra é financiada pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES), que assegura 1,2 milhões de euros, e contará ainda com apoios da Câmara Municipal de Sernancelhe — cerca de meio milhão de euros — da Junta de Freguesia de Fonte Arcada, da fábrica da igreja e de fundos próprios da instituição.

O terreno onde o lar será construído já foi adquirido pelo Centro Social e Paroquial, por cerca de 160 mil euros, e inclui lotes adicionais que poderão ser vendidos para ajudar no financiamento.

O presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, considera o projeto essencial para o concelho, tanto pelo apoio que dará à população idosa, garantindo cuidados de saúde e melhores condições de conforto, como pela dinâmica económica e pela criação de emprego que trará à região.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubNO PALÁCIO DO GELO E NO FORUM VISEU!