Tondela já tem Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM).
A inauguração decorreu na tarde desta segunda-feira (7 de julho), pela presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, e pelo presidente do Conselho Diretivo da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA), Pedro Portugal Gaspar.
A cerimónia contou ainda com a presença dos vereadores do executivo, do presidente e membros da Assembleia Municipal e de vários presidentes de junta e de representantes de outras entidades.
A presidente da Câmara destacou “a importância do momento” que se traduz na criação “pela primeira vez de uma resposta destinada à comunidade de migrantes do concelho”.
“É uma comunidade muito diversificada, de várias nacionalidades e que, por isso mesmo, tem necessidades diferentes. O nosso principal objetivo, a par de uma resposta muitíssimo importante que conseguirmos dar, é a criação de emprego para esta comunidade”, defendeu Carla Antunes Borges.
O CLAIM de Tondela funciona no Largo da República, em frente à Câmara Municipal, no espaço que já acolhe outras respostas sociais do município.
No entender da autarca, o facto de o CLAIM e de os serviços socais trabalharem no mesmo local “vai ser um sucesso”, porque “vai permitir dar uma resposta integrada às várias necessidades que a população precisa”.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm