José António Jesus decidiu renunciar ao mandato de presidente da Câmara de Tondela, depois de ver o Tribunal da Relação de Coimbra confirmar a pena de perda de mandato que lhe tinha sido aplicada, em primeira instância, pelo Tribunal de Viseu.
Na passada quarta-feira, a Relação de Coimbra rejeitou o recurso de José António jesus, condenado num processo por apropriação de dinheiro público, ao ter recebido pagamentos indevidos por deslocações em viaturas próprias, quando na verdade fez as viagens em viaturas do município, e embora tenha visto a pena ter sido reduzida, manteve-se a pena acessória de perda de mandato.
O ex-autarca de Tondela anunciou, em comunicado, a intenção de renunciar ao mandato, “por imperativo de consciência”, justificou, frisando que, embora a pena ainda não tenha transitado em julgado, resolveu avançar para a renúncia e assim acabar com o que diz terem sido “meses de incerteza e de profunda angústia”.
Refere ainda que foi um processo judicial que se cruzou num percurso de 20 anos como autarca, garantindo que os cumpriu com “total e devota dedicação”.
A Câmara de Tondela tem sido gerida por Carla Antunes Borges, desde que José António Jesus havia suspendido o mandato, em 15 de janeiro deste ano.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm