Foto: CM Tondela

O Município de Tondela continua empenhado na deteção e destruição de ninhos de vespa asiática no concelho, e só durante o ano de 2023 foram eliminados 1.130.

Os números são da autarquia e representam cerca do dobro de ninhos destruídos, em comparação com o ano anterior.

Foi entre julho e novembro que mais ninhos foram detetados e destruídos, um pouco por todo o concelho, mas há freguesias onde esta espécie predadora tem sido menos encontrada, casos de Barreiro de Besteiros e Tourigo, São João do Monte e Mosteirinho, Caparrosa e Silvares, Guardão e Ferreirós do Dão.

A proteção civil municipal de Tondela alerta a população para não tentar destruir os ninhos e que assim que os detete entre em contacto com as autoridades já que estas possuem os meios necessários para os destruir de forma segura e eficaz.

A informação da localização de ninhos pode ser feita de forma rápida através da plataforma STOP Vespa, gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A vespa velutina, mais conhecida por vespa asiática, é uma espécie predadora que ataca abelhas e leva à destruição da capacidade de polinizarem e produzirem mel.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.