Foto: Scott Graham

A Câmara de Tondela anunciou a criação de um gabinete para auxiliar os cerca de 400 alunos estrangeiros que estão inscritos nas escolas do concelho, e as suas famílias, no processo de adaptação ao ensino português.

A autarquia liderada por Carla Borges acrescenta que vai entrar em funcionamento no arranque do ano letivo, que em Tondela se inicia a 17 de setembro.

Nas escolas do concelho de Tondela há este ano inscritos 386 alunos estrangeiros de mais de duas dezenas de nacionalidades, sendo a comunidade brasileira a que tem mais inscritos, com 285 crianças, mas há também alunos de outras nacionalidades como Finlândia, Reino Unido, Itália, Suíça, Alemanha, França, Luxemburgo, Rússia, Ucrânia, Bielorrússia, Estados Unidos da América, Canadá, Índia, Paquistão, Iémen, Afeganistão, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, África do Sul, Argentina, Venezuela, Filipinas e China.

O objetivo da autarquia de Tondela é que este gabinete possa, entre outras valências, ajudar alunos e famílias a uma melhor familiarização com a plataforma que gere todo o sistema integrado de educação no concelho, entre refeições, transportes e comunicação com os pais.

O serviço irá ainda recolher e analisar diversas informações dos agregados familiares, que poderão vir a ser objeto de uma intervenção social mais abrangente.

A Câmara de Tondela vai ainda disponibilizar uma colaboradora para ajudar na tradução de português/inglês, de modo a facilitar a compreensão nas reuniões e informações prestadas no início do ano letivo, nomeadamente nos jardins de infância.

O novo gabinete é coordenado pelo departamento de educação e ação social e irá funcionar no edifício da autarquia, de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 17:00.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu