O município de Tondela vai lançar neste ano de 2024, a primeira edição do Orçamento Participativo (OP) do concelho, um instrumento de participação cívica que permite aos munícipes decidirem onde e como deverá ser investido parte do orçamento municipal.
Considerado um mecanismo de democracia participativa, já seguido por outros municípios da região, no arranque desta edição em Tondela vai contar com uma dotação financeira de 50 mil euros, e vai nesta edição privilegiar projetos na área da inclusão social.
“Decidimos lançar o OP porque queremos que haja uma participação da sociedade na vida pública. Neste primeiro ano definimos o valor de 50 mil euros, uma verba que já está inscrita em Plano e Orçamento. Apesar de o regulamento ainda não estar constituído assumimos já este compromisso político” justificou Carla Antunes Borges, autarca de Tondela.
O OP desafia à apresentação de sugestões na área da inclusão social e valorização da mobilidade nesta área específica, e poderão ser apresentados projetos para realização de obra física ou ideias no domínio da sensibilização e da prevenção.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm