Imagem: Museu do Caramulo

O Museu do Caramulo inaugura no sábado, 28 de outubro, ‘Feito à Mão‘ uma exposição com cerca de centena e meia de peças de cerâmica portuguesa de autor do século XX, entre as quais exemplares de obras de Rafael Bordalo Pinheiro, Querubim Lapa, Júlio Resende ou António Quadros.

A exposição vai poder ser vista até 05 de maio de 2024, e tem por base uma coleção de Pedro Moura Carvalho, que comissariou exposições em diferentes pontos do mundo, e coleciona cerâmica e vidro português há mais de duas décadas, no que o Museu do Caramulo classifica de “a mais abrangente seleção de cerâmica de autor do século XX alguma vez apresentada em Portugal”.

A grande maioria das peças nunca foi exposta, estando incluídas obras de arte nova, arte déco e peças inspiradas em movimentos artísticos, como o surrealismo, brutalismo e o abstracionismo, nomeadamente o geométrico e o figurativo.

Poderão ser apreciados exemplares da conhecida louça das Caldas, com peças de Rafael Bordalo Pinheiro e Costa Mota Sobrinho, de artesãos como Rosa Ramalho e Mistério, de ceramistas como Jorge Barradas, Querubim Lapa, Manuela Madureira e Luís Ferreira da Silva, e também de alguns artistas plásticos nacionais como Alice Jorge, António Quadros, Júlio Resende, entre outros.

A exposição associa-se ainda às comemorações dos 50 anos da morte do pintor Pablo Picasso, com um pequeno núcleo de peças em cerâmica.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.