O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reafirmou hoje em Tondela o empenho do Governo em apoiar entidades que empregam sapadores florestais, como forma de atrair e reter mais destes profissionais.
Intenção manifestada pelo líder do Governo durante um evento organizado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) que em Tondela assinalou os 25 anos do Programa de Sapadores Florestais, e onde estiveram presentes mais de 1000 destes operacionais, com Luís Montenegro a aproveitar para destacar algumas das medidas para este setor tomadas durante a reunião de véspera do Conselho de Ministros.
“Aumentámos o apoio anual às entidades detentoras de sapadores florestais de 55 mil para 61.600 euros e fazemos retroagir este aumento até ao dia 01 de janeiro de 2024. Portanto, estamos a tomar uma medida a 15 dias do final do ano, mas fazemo-la aplicar ao primeiro dia deste ano”, frisou o primeiro-ministro, considerando tratar-se de “um bom reconhecimento” daquilo que o Governo pretende “empreender em termos de valorização para o futuro”.
Este apoio poderá ainda ser majorado em 11.200 euros, em vez dos 10 mil euros da anterior majoração, sempre que se tratar de uma entidade intermunicipal detentora de equipas de sapadores florestais que prestam exclusivamente serviço público, explicou o primeiro-ministro, acrescentando que “é também possível um reforço máximo de 6.600 euros exatamente na circunstância da prestação adicional de serviço público”.
Luís Montenegro garante que não se tratam apenas de “recursos financeiros para o pagamento exclusivamente da atividade”, mas também “para reforço das verbas de formação, para o reforço que pode disponibilizar mais dias de atividade, mais equipamento”, promovendo condições para que futuramente haja mais equipas de sapadores florestais.
O Programa de Sapadores Florestais conta atualmente com 415 equipas espalhadas por todo o país, compostas por mais de 2.100 operacionais, sendo o objetivo do Governo atingir as 500 equipas.
O ICNF gere o Programa de Sapadores Florestais desde 1999. Este foi criado com o objetivo de contribuir para a diminuição do perigo de incêndio e para a valorização do património florestal, através da criação de equipas especializadas.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.