Todos os 14 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vão ter disponível, a partir de segunda-feira, 18 de julho, o serviço ‘Ir e Vir’ de transporte a pedido.
Na primeira fase do projeto lançada em outubro de 2021, foram contemplados os concelhos de Aguiar da Beira, Nelas, Oliveira de Frades, Santa Comba Dão, Tondela, Viseu e Vouzela e a segunda fase vai agora estender este serviço a Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão e Vila Nova de Paiva.
Lembra a CIM Viseu Dão Lafões que se trata de um serviço “inovador” que possibilita aos habitantes deslocarem-se de táxi, “de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros”.
Uma das novidades a partir de segunda fase é a oferta de duas novas modalidades de transporte, que se juntam ao Serviço Municipal, que ligava todas as localidades sem acesso a transporte público aos centros dos municípios. Assim, as populações vão agora ter também o Serviço Intermunicipal, que oferece ligações entre as sedes de concelho e os municípios abrangidos, quando essa ligação não exista através de carreira pública.
Passa a haver ainda o Serviço de Comboio, que irá ligar todas as localidades dos municípios às estações e apeadeiros da linha da Beira Alta dos municípios que integram a comunidade.
O serviço “Ir e Vir”, conta com 96 táxis, e fica agora disponível todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados, em quatro horários, dois de ida e dois de volta e o passageiro paga pela viagem o mesmo valor que pagaria em transporte público.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.