Foto: Heróis da Fruta

São 23 as escolas e jardins de infância do distrito de Viseu, que este ano são aliadas dos ‘Heróis da Fruta’, o programa que procura incentivar os mais novos a aumentarem o consumo diário de frutas e legumes.

É a 13.ª edição do programa, promovido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI), que arrancou esta semana e abrange um total de 3.522 turmas de 1.105 escolas e jardins de infância de todo o país, entre as quais 23 no distrito de Viseu, menos de metade das 47 que participaram na edição do ano passado.

Em todo o país, aderiram este ano 207 dos 308 municípios portugueses, e no distrito de Viseu participam apenas 11 dos seus 24: Carregal do Sal, Cinfães, Lamego, Mangualde, Mortágua, Nelas, Santa Comba Dão, Sernancelhe, Tondela, Vila Nova de Paiva e Viseu.

Aderiram a esta edição a EB Nuno Álvares (Carregal do Sal); EB1/JI Louredo (Cinfães); EB de Cambres e Centro Escolar de Lamego n.º2 (Lamego); EB de Moimenta de Maceira Dão (Mangualde); Jardim-Escola João de Deus de Mortágua (Mortágua); Jardim Escola João de Deus Urgeirica (Nelas); Centro Escolar do Sul (Santa Comba Dão); Creche de Sernancelhe; EB de Molelos, EB Lobão da Beira, Creche Centro Paroquial Canas Santa Maria e EB de Tondela (Tondela); I de Pendilhe, JI Touro e JI VNP (Vila Nova de Paiva); EB1 Passos de Silgueiros, Sonho Mágico Creche e Pré-escolar, Creche Casa do Povo de Abraveses, JI ACREDITA, EB Aquilino Ribeiro, EB de Barbeita, Associação Viseense de Santa Teresinha (Viseu).

Através do ‘Heróis da Fruta’, procura-se que os mais novos melhorem os seus hábitos alimentares, tornando-os mais saudáveis.

Na última década, a APCOI garante que já mais de meio milhão de alunos melhoraram os hábitos alimentares diários pela participação no projeto Heróis da Fruta.

Um estudo europeu, em 2019, concluiu que uma em cada três crianças em Portugal vivia com obesidade ou em situação de pré-obesidade.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.