PSD escolhe presidente dia 27 de novembro

Mais de 46 mil militantes do PSD vão poder votar nas eleições diretas de 27 de novembro para escolher o próximo presidente do PSD. Na distrital de Viseu são 1847 militantes com as quotas em dia e com direito a voto.

Os números constam no site do PSD (atualizados às 15h00 de hoje), onde são referidos como 46.031 os militantes com a quota de novembro válida para votar, um número que, segundo o secretário-geral adjunto Hugo Carneiro, ainda poderá ser alterado, mas de forma ligeira, na casa das dezenas, já que só termina na segunda-feira o prazo para reclamações.

Nas últimas diretas, em janeiro de 2020, na segunda volta entre Rui Rio e Luís Montenegro, e com um novo regulamento de quotas que causou polémica, o universo eleitoral foi de 40.628 militantes tendo votado 32.582, uma taxa de participação de cerca de 80%.

Mais de metade dos militantes que poderão votar nas diretas concentram-se em quatro distritais: distrital do Porto (que representa 17% do total), seguida de Braga (13,8%) que ultrapassou a Área Metropolitana de Lisboa (12,9%), com Viseu a ser a oitava com mais militantes – 2731 – mas a ser a sétima com mais votantes, num total de 1847 (4,01%) a terem as quotas em dia.

As eleições diretas para presidente da Comissão Política Nacional do PSD estão marcadas para 27 de novembro e são candidatos o atual presidente Rui Rio e o eurodeputado Paulo Rangel. Também o ex-candidato do PSD à Câmara de Alenquer, Nuno Miguel Henriques, manifestou a intenção de disputar a liderança do PSD.

O prazo para a apresentação de candidaturas termina na próxima segunda-feira e estas têm de ser acompanhadas de 1.500 assinaturas e de uma moção de estratégia global.

O 39.º Congresso do PSD está agendado para entre 17 e 19 de dezembro em Lisboa.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.