Freepik

O conselho de administração do Hospital de Viseu demitiu-se, em bloco, justificando com “quebra de confiança política” da ministra da Saúde na “equipa do órgão de gestão” da Unidade.

Em causa as recentes declarações públicas de Ana Paula Martins na audição parlamentar, onde a titular da pasta da Saúde criticou a atuação dos responsáveis pelo Hospital de Viseu, na questão do encerramento noturno da urgência pediátrica, tendo ainda acusado a administração de ineficácia na capacidade em cativar médicos para a unidade.

A ministra da Saúde disse, na quarta-feira, na Assembleia da República, que “não é aceitável ter em janeiro hospitais com profissionais já com o valor de horas extra anuais obrigatórias atingido”.

Considerando que as lideranças em saúde são “fracas”, a governante afirmou que “tem de haver escrutínio, tem de haver avaliação de desempenho para os gestores”.

Palavras que não caíram bem entre a Administração do Hospital de Viseu que avançou para a demissão, entendo “já não reunir as condições para continuar a exercer o seu mandato”, pode ler-se na carta dirigida à ministra da Saúde.

O conselho de administração lembra que foi “nomeado a 07 de março de 2024 para desenvolver um projeto complexo de integração das instituições de saúde” e numa carta enviada aos profissionais de saúde da unidade, diz que ao longo de três meses, trabalhou na “reorganização de estruturas, alinharam-se vontades e equipas para projetar o futuro” e que apesar das “insuficiências de recursos e das limitações da autonomia de gestão” que condicionaram o trabalho o Conselho de Administração “nunca se esquivou aos problemas”, pode ler-se.

A administração do Hospital de Viseu, ativou em 01 de março o plano de contingência, por falta de médicos, que implicou o encerramento exterior das urgências pediátricas de sexta-feira a domingo no período noturno, justificando a decisão com falta de clínicos e com a necessidade de respeitar os períodos de férias de verão a que os médicos, legalmente, têm direito.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.