O projeto “365 dias de leitura” colocou em 19 espaços públicos do concelho de Viseu, 21 equipamentos para acesso a uma biblioteca digital.

Pensado por Cláudia Sousa, teve o apoio financeiro de 10 mil euros, através do programa municipal Viseu Cultura, e é também um projeto inclusivo, permitindo o acesso aos livros a pessoas com cegueira, já que permite conversão do texto em áudio, e mesmo para analfabetos ou pessoas que estejam a aprender a ler português.

A ideia, segundo a mentora do projeto, passa por tornar os livros acessíveis em espaços públicos habitualmente frequentados pelas pessoas, como cafés e restaurantes, museus e hotéis, entre outros, com destaque para vários espaços da zona do centro histórico de Viseu.

Inicialmente eram 10 os espaços previstos, mas a recetividade dos museus ao projeto levou a que sejam 19 os locais e 21 os equipamentos instalados.

Entre as obras disponíveis estão clássicos da literatura portuguesa, todos de acesso livre, mas as pessoas podem, se quiserem, adquirir outras obras.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu