A Câmara Municipal de Viseu inaugura este domingo, 05 de dezembro, na Quinta da Cruz, duas exposições alusivas à botânica, à fotografia e ao Natal.

São mostras que integram a programação do Viseu Natal, este ano sob o lema, “A Magia está Aqui”.

A partir da 15:00 pode ser vista no Centro de Arte Contemporânea da Quinta da Cruz, em São Salvador, a exposição “Species Plantarum: expedição Quinta da Cruz”, da autoria de Alexandre Sampaio e Ricardo Raminhos.

Esta mostra interliga dois universos: botânica e fotografia e pretende “valorizar e preservar a identidade e o território” onde se insere a quinta, informa a autarquia em comunicado.

“Ao longo de 2020, os autores inspiraram-se no conceito do herbário e fizeram uma reinterpretação dedicada às espécies arbóreas dos jardins da Quinta da Cruz (…)  que resulta numa criação fotográfica centrada em composições de fotograma e fotografia noturna, originária num conjunto de ateliês de botânica e de técnica fotográfica”, refere a nota.

O Museu Almeida Moreira inaugura pelas 17:00 “A cor do Presépio”, uma mostra que “evoca o imaginário da natividade cristã e a diversidade artística das suas representações em todo o mundo, explorando diferentes expressões culturais e etnias”.

“São cerca de 50 as peças expostas, provenientes do Museu Municipal de Estremoz Professor Joaquim Vermelho, de coleções particulares e de artesãos nacionais, de norte a sul do país. Esta exposição apresenta inúmeras personagens que dão vida à história do nascimento do Menino Jesus, formando o Presépio, elemento central do Natal”, adianta o documento.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.