Foto: CCL

A Câmara de Viseu quer aproveitar a Estratégia Local de Habitação (ELH) para atrair mais pessoas para as zonas rurais do concelho, e tem previstos 13 milhões de euros para compra e reabilitação de casas.

Foi o autarca Fernando Ruas quem confirmou essa intenção do Município de Viseu, classificando de “extremamente ambicioso” o projeto de ELH para o concelho para o qual há cerca de 30 milhões de euros para investimento.

O presidente da Câmara de Viseu considera que o plano não se deve limitar à zona urbana da cidade, mas também servir para recuperar algumas casas nos centros históricos das aldeias e depois disponibilizá-las para arrendamento, e assim ajudarem a repovoar as zonas mais rurais.

O autarca avançou com a informação que foi já aprovada pelo executivo a aquisição de dois imóveis na freguesia de Bodiosa.

O programa, a que a Câmara de Viseu chama de Rural Habita, tem 13 milhões de euros para aquisição e reabilitação de edifícios, destinados a alojaram 144 famílias.

Quanto a casas em ruínas que existem no concelho, os serviços da autarquia têm diretrizes para que se os proprietárias as quiserem recuperar que o façam, se não quiserem ou se demorarem, a câmara avança com a compra para os integrar na Estratégia Local de Habitação ou para aumentar o espaço público.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.