Foto: D.R.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, continua empenhada no combate à Vespa Velutina, também conhecida por vespa asiática, e promove este fim-de-semana sessões de esclarecimento em dois dos 14 concelhos que a integram.

Através do projeto “Deteção e Combate à Espécie Exótica Invasora Vespa velutina”, a CIM, em parceria com municípios e organizações de apicultores da região, há este sábado sessões de esclarecimento em Tondela, pelas 10:00 no Auditório Municipal, e a partir das 14:00 no Auditório Municipal de Santa Comba Dão.

São sessões abertas à população, e em particular a apicultores destes dois concelhos, os mais afetados pelos efeitos destrutivos desta espécie predadora que ataca as colmeias, alimenta-se de abelhas, e dessa forma afeta de forma grave a produção de mel.

Os primeiros casos em Portugal de Vespa Velutina foram detetados em 2011 e desde então que a espécie proliferou por todo o território.

Os municípios, através dos seus serviços de Proteção Civil, têm investido na destruição de ninhos, mas para que os afeitos sejam mais efetivos, é importante uma deteção precoce do aparecimento de novas colónias, e é esse um dos objetivos destas ações de sensibilização que fornecem toda a informação necessária para que a população possa detetar o aparecimento de novos ninhos para rapidamente serem destruídos pelos serviços das autarquias.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.