Imagem: CM Viseu

A Câmara Municipal de Viseu decidiu reduzir a frequência com que vai regar os espaços verdes no concelho, numa medida que tem por objetivo a poupança de água.

A autarquia diz que pretende desta forma conseguir uma gestão sustentável dos consumos e acautelar eventuais situações de condicionamentos ao abastecimento público.

A redução da rega vai deixar os espaços verdes com um ar menos verdejante, mas sem comprometer a sua recuperação no outono e inverno, frisa a Câmara de Viseu.

A previsão de um verão quente e seco leva aina o Município de Viseu a pedir aos habitantes do concelho que reportem aos serviços municipalizados alguma situação irregular que detetem, seja uma rutura ou fuga de água na via pública ou mesmo um aspersor de rega de jardim mal orientado.

Estas medidas vêm em linha das que a Câmara de Viseu já tomou durante o verão de 2022 para combater a escassez de água, começando por reduzir a pressão da água na rede pública, no início de julho.

Foi também reduzido o tempo de rega dos espaços públicos, uma medida que tem sido tomada desde 2017, ano em que a Barragem de Fagilde teve de ser abastecida por camiões-cisterna, e as populações sensibilizadas para a necessidade de implementarem hábitos para reduzirem o consumo de água.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.