Dezanove associações humanitárias de bombeiros voluntários do distrito de Viseu aderiram à nova edição da campanha nacional “Quartel Electrão”, que incentiva a entrega de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados para reciclagem, ao mesmo tempo que permite às corporações acumular prémios.
As associações participantes estão localizadas em Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Carregal do Sal, Ervedosa do Douro, Mangualde, Mortágua, Nelas, Nespereira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul (Salvação Pública), São João da Pesqueira, Santa Cruz da Trapa, Sátão, Tabuaço, Tarouca e Vale de Besteiros.
A iniciativa, que decorre entre janeiro e 31 de dezembro, aceita contributos de particulares, empresas, juntas de freguesia e câmaras municipais. As corporações recebem contrapartidas proporcionais às quantidades recolhidas. O quartel que somar maior quantidade de resíduos, em peso, ganha um veículo ligeiro de combate a incêndios. O segundo classificado recebe 10 mil euros em equipamentos de proteção individual e o terceiro 5 mil euros.
Há ainda prémios regionais, incentivos para novas associações aderentes e distinções para corporações que registam maior crescimento. Estas categorias atribuem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível. Já as associações que recolherem mais pilhas e lâmpadas recebem 1 500 euros convertidos em equipamento de proteção individual. Adicionalmente, todas recebem 75 euros por tonelada de equipamentos elétricos e 250 euros por tonelada de pilhas e baterias. As que ultrapassarem as 20 toneladas beneficiam de um prémio extra.
Desde o início da 10.ª edição já foram recolhidas, a nível nacional, mais de 2 300 toneladas de resíduos elétricos – valor semelhante ao registado no mesmo período do ano passado. Na edição anterior, os prémios atribuídos totalizaram 316 mil euros, meta que a organização pretende superar até final do ano.
Os cidadãos podem localizar o quartel aderente mais próximo através do site ondereciclar.pt. Empresas e autarquias interessadas em colaborar podem contactar diretamente o Electrão, entidade responsável pela campanha em parceria com a Liga dos Bombeiros Portugueses.
Em 14 anos, o “Quartel Electrão” já permitiu encaminhar para reciclagem cerca de 17 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, atribuindo aos bombeiros 1,8 milhões de euros em prémios e nove viaturas, entre ambulâncias e veículos de combate a incêndios.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.












