A Plataforma ‘Já Marchavas’, em parceria com o Município de Viseu, assinalou na manhã desta terça-feira o Dia do Orgulho LGBTQIA+ com um conjunto de iniciativas que decorreram na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.

Destaque para a abertura da exposição STOP Homofobia, que assinala os 17 anos da manifestação que ocorreu em maio de 2005, a primeira em Portugal na luta contra a homofobia, convocada por associações LGBTQIA+ e outras organizações sociais. A mostra vai estar patente até dia 03 de julho.

O Orgulho LGBTQIA+ é celebrado em junho, e nasceu da chamada ‘Rebelião de Stonewall’, uma série de manifestações que ocorreram em Nova Iorque por parte da então comunidade LGBT, contra uma invasão da polícia da cidade a 28 de junho de 1969, no bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos.

O bar é considerado um marco histórico nacional nos Estados Unidos, e foi o local dos motins que se sucederam em 1969, considerados o evento mais importante que levou ao movimento de libertação homossexual e à luta moderna pelos direitos LGBT.

O Dia do Orgulho celebra-se com a evocação da memória do movimento LGBTIQA+ português, que teve a sua história feita também na cidade de Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.