Imagem: CCDR Centro (arquivo)

Portugal terminou o ano com 1.229 empresas ‘gazela’, que representam 34% do total de empresas de elevado crescimento económico, segundo dados do Insight View da Iberinform, relativos a 2023, que mostram que Viseu subiu duas posições no ranking por distritos.

São consideradas empresas ‘gazela’ as que têm menos de cinco anos, geraram 10 empregos e que alcançaram, nos últimos três anos, um crescimento médio anual superior a 20% em volume de negócios ou número de empregados.

No total, estas empresas têm cerca de 45.000 trabalhadores e, em 2023, alcançaram um volume de negócios de 2.936 milhões de euros, mais 15% face ao ano anterior.

Por distrito, Lisboa tem 350 empresas ‘gazela’ (28%) e o Porto tem 240 (20%).

Seguem-se Braga (10%) e Faro (7%) com Viseu no sétimo lugar do ranking, com 19 empresas a mereceram a distinção, subindo duas posições em comparação com dados do ano anterior.

Da lista fazem parte nove empresas com sede no concelho de Viseu, três em Vouzela, em Carregal do Sal há duas, e as restantes, uma cada, repartem-se pelos concelhos de Castro DaireMangualdeOliveira de FradesSanta Comba Dão e Sátão.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu