Foto: CMV

Há mudanças no programa dos 900 anos do Foral de D. Teresa, informou a Câmara de Viseu, acrescentando que o horário do cortejo medieval que marca o arranque das comemorações será antecipado para 15:30 da tarde de sábado.

Tudo devido às comemorações dos adeptos do futuro campeão de futebol, Benfica ou FC Porto, que habitualmente levam milhares de adeptos ao Rossio, e que deverão começar a concentrar-se ao início da noite, após os decisivos jogos Benfica – Santa Clara e FC Porto – Vitória de Guimarães, que terminarão por volta das 20:00.

Esta situação, disse Fernando Ruas, presidente da autarquia viseense, levou a que fosse decidido “que o cortejo não pode ser nem durante, nem depois dos jogos, então resolvemos antecipá-lo para as 15:30 e assim deverá terminar sensivelmente uma hora antes do início dos jogos”, justificou.

O percurso do cortejo, que contará com cerca de duas centenas de figurantes, mantém-se com saída do Fontelo, junto ao Solar do Vinho do Dão, até ao adro da Sé, onde D. Teresa “entrega novamente o foral a quem agora dirige a cidade”, o presidente da Câmara.

Sábado é o primeiro dia das comemorações dos 900 anos do Foral de D. Teresa concedido a Viseu, que se prolongam até 31 de outubro, data do nascimento, em Viseu, do rei D. Duarte.

“Tendo em conta as previsões de mau tempo e parece que vai chover mesmo, decidimos adiar o concerto da Teresa Salgueiro para um outro dia, que também tenha algum significado e será transferido para o Rossio”, adiantou Fernando Ruas.

O programa inicial contemplava, no final do cortejo, no adro da Sé, um espetáculo com a presença dos grupos Retimbrar e Sopa da Pedra, com os convidados Gira Sol Azul e Teresa Salgueiro.

Segundo Fernando Ruas, o resto do programa, “para já” mantém-se, embora este primeiro dia, sábado, tenha ficado “reduzido à abertura oficial das comemorações e ao cortejo” pela cidade.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.