O Tribunal de Penafiel condenou a 12 anos e nove anos de prisão dois homens por integrarem um gang romeno que assaltou diversas empresas no país, entre as quais algumas nos concelhos de Viseu e Mangualde.
Em comunicado publicado na sua página de Internet, a Procuradoria-Geral Regional do Porto (PGRP), refere que os arguidos foram condenados pela prática, em coautoria, de um crime de associação criminosa e 17 crimes de furto qualificado.
Os dois arguidos foram ainda condenados na pena acessória de expulsão do território nacional, com a consequente interdição de regressar a Portugal por cinco anos, após a expulsão, e terão de pagar ao Estado 196.001,82 euros, correspondendo à vantagem obtida com a prática dos crimes.
Os dois homens faziam parte de um grupo que entre o final de 2018 e os primeiros meses de 2019 assaltou diversas empresas de onde retiraram materiais de cobre, máquinas industriais, artigos informáticos e eletrónicos, como computadores, ‘tablets’, telemóveis, máquinas, e ainda quantias monetárias que encontrassem.
Os assaltos ocorreram em vários pontos do país, nomeadamente nos concelhos de Amarante, Paredes, Felgueiras, Lousada, Póvoa de Varzim e Marco de Canaveses (distrito do Porto), Ponte de Lima (Viana do Castelo), Vale de Cambra e Santa Maria da Feira (Aveiro), Macedo de Cavaleiros (Bragança), Viseu e Mangualde (Viseu), Barcelos (Braga), Pombal (Leiria) e Proença-a-Nova (Castelo Branco).
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.