Penedono e Tabuaço, são os dois concelhos do distrito de Viseu onde não há ainda instalada qualquer estação base da rede 5G, situação que se verifica ainda em outros 35 concelhos mais pequenos do país, em especial nas regiões mais interiores.

A conclusão é da ANACOM, a Autoridade Nacional de Comunicações, que num relatório sobre a implementação a rede 5G em Portugal conclui que, dos 308 concelhos do território nacional, há 37 sem qualquer estação associada a esta tecnologia 5G.

O litoral é a zona do país com melhor cobertura de rede 5G, concluiu ainda a ANACOM, com os melhores níveis de sinal nos grandes centros urbanos do litoral.

Ainda segundo a ANACOM, o número de estações instaladas em Portugal aumentou 48% no terceiro trimestre, e são já 4.317, distribuídas por 271 concelhos, que permitem assegurar uma cobertura de 88% do território nacional.

A NOS, era operadora que no final de setembro tinha mais estações 5G, num total de 1.974 estações, seguindo-se a Vodafone com 1.604 estações e a Meo com 739 estações.

Já na dispersão por concelhos, é a Meo quem tem mais municípios com rede 5&, num total de 218, seguindo-se a NOS, em 184 municípios, e a Vodafone em 179 municípios.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm