A Câmara de Vouzela e duas empresas do setor têxtil do concelho, estão envolvidas no ‘By.Vouzela’, um projeto de aproveitamento de resíduos têxteis para criação de produtos de ecodesign.

O autarca Rui Ladeira adianta que além da vantagem ecológica, evitando o depósito em aterro sanitário dos materiais sobrantes, o aproveitamento destes materiais permitirá uma receita financeira adicional para os munícipes que integrem o projeto.

O Município de Vouzela vai já avançar com as ações de formação necessárias que permitam colocar a funcionar na comunidade uma oficina de costura, que, provisoriamente, ficará em instalações da Associação Cultural e Recreativa de Cambra, prevendo-se que seja depois transferida para o espaço da antiga escola primária daquela localidade, que vai entrar em obras para acolher a oficina.

O ‘By.Vouzela’ envolve a autarquia, a associação de promoção Vouzelar, a União de Freguesias de Cambra e Carvalhal de Vermilhas, a Associação Cultural e Recreativa de Cambra, as empresas Faurecia e Brintons, a Escola Profissional de Vouzela, a Universidade da Beira Interior e a Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos.

As peças serão criadas com o apoio de designers, e as receitas com as vendas serão um complemento financeiro para quem integrar o projeto.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm