Foto: Freepik

No Hospital de Viseu, foi ativado o plano de contingência sazonal, que, entre outras medidas, obriga ao uso de máscara, como forma de responder ao aumento do número de casos de infeção respiratória.

A previsão a Direção Geral da Saúde (DGS) é que o pico da gripe que tem vindo a ‘entupir’ as urgências hospitalares, seja atingido nos próximos dias, e os responsáveis pela unidade de saúde justificam a medida como mais uma forma de prevenir o presumível aumento de casos ao longo dos próximos dias.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Nuno Duarte, considera que se aproxima um “período crucial” e é tempo de “reforçar as medidas de saúde pública e manter o cumprimento escrupuloso das precauções básicas de controlo de infeção e da etiqueta respiratória”.

O Plano de Contingência está ativo e determina, entre outras medidas, a “utilização obrigatória de máscara por parte de todos os profissionais” e também por todos os visitantes, tendo ainda sido suspensas cirurgias não prioritárias, como forma de “garantir capacidade de internamento adicional”, acrescentou o responsável pelo Hospital de Viseu.

O plano prevê ainda alocação dos setores C e D de Medicina Interna a doentes com Gripe e o Setor B para doentes Covid.

Garantiu ainda que durante este período será mantida a plena atividade de cirurgia ambulatória nas UCA [Unidade de Cirurgia de Ambulatório] de Viseu e Tondela.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.