Foto: ULSVDL

O Laboratório de Hemodinâmica do Hospital de Viseu implementou uma nova técnica para tratamento de doentes com problemas complexos de coração, e que consiste num novo sistema de suporte ventricular com recurso ao chamado dispositivo Impella CP.

Esta nova técnica “permite o suporte circulatório para utentes com função ventricular esquerda reduzida”, ou seja, em doentes com problemas “complexos de coração”, já que possibilita “estabilizar a circulação do sangue e o funcionamento do coração do utente”, garantindo que o sangue “é bombeado de forma eficiente”, pode ler-se na nota de imprensa da Unidade Local de Saúde de Viseu Dão Lafões (ULSVDL).

O primeiro tratamento com recurso ao Impella CP, foi realizado a uma utente com doença coronária complexa que foi recusada para cirurgia.

Para o diretor clínico hospitalar da ULSVDL, Luís Nunes, esta nova técnica representa “um avanço” e “uma mais valia” não só para a ULS, como para o doente, pois “permite a realização do tratamento de doenças coronárias complexas de forma mais segura, evitando a deslocação do utente para outros centros que possuem esta técnica”.

Estes dispositivos de assistência ventricular ajudam o coração lesionado a bombear sangue para o corpo, mas não se destinam a substituir o coração que continua a funcionar.

“Ajudam a suportar a função normal do coração e podem prolongar a vida de pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca avançada”, frisam os responsáveis pela ULSVDL.

Foto: ULSVDL

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubBREVEMENTE, NO FORUM VISEU!