O ERASMUSCENTRO, consórcio que reúne oito politécnicos do país – Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Tomar e Viseu -, expandiu horizontes e assinou um Memorando de Entendimento com o COMUNG, no Brasil.
Segundo os responsáveis pelo ERASMUCENTRO, este acordo vai permitir “ampliar a cooperação académica internacional”, neste caso com o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (COMUNG), do Brasil.
Foi assumido entre as partes um compromisso de estreitar laços com as 14 universidades que integram o COMUNG, reunindo um universo de mais de 150 mil estudantes no Brasil e 46 mil em Portugal.
Este acordo marca o primeiro protocolo internacional do ERASMUSCENTRO fora da Europa, representando um passo estratégico na projeção internacional dos institutos politécnicos portugueses e na construção de novas redes de cooperação académica.
A parceria visa fomentar a mobilidade de estudantes, docentes e colaboradores não docentes, promover o desenvolvimento de projetos conjuntos de investigação e inovação, e impulsionar a realização de estágios profissionais em empresas localizadas nas regiões do centro de Portugal e do Rio Grande do Sul, no Brasil.
As mobilidades serão financiadas pelo programa Erasmus+, estando o lançamento do primeiro edital previsto ainda para 2025.
O memorando contempla também o reforço da visibilidade internacional das instituições parceiras, a criação de redes de networking, a participação conjunta em projetos em diversas áreas estratégicas e a articulação de parcerias regionais de interesse comum.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.