Há dois camiões carregados de ajuda humanitária prontos a saírem de Viseu rumo à Ucrânia, informou a autarquia de Viseu, mas as necessidades de apoio mantêm-se e agora, em particular, de bens para bebés, crianças e jovens.
A rede solidária que além do município integra ainda o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), a Associação Viriatos.14 e a Associação dos Ucranianos de Viseu, conseguiu reunir condições para enviar mais dois camiões TIR carregados de ajuda humanitária, e são cerca de 200 toneladas de alimentos, medicamentos, produtos de higiene, roupa e equipamento eletrónicos.

O stock de bens doados pelos viseenses, enche os armazéns da Loja Solidária do Politécnico e um espaço cedido pelos Missionários Combonianos, e, segundo os promotores da rede solidária, será suficiente para apoiar cerca de 350 refugiados ao longo de meio ano.

Armazéns cheios e o apelo a que as dádivas parem durante algum tempo, exceto em bens que são considerados mais prementes, e faltam autotestes para a Covid-19, computadores e portáteis para crianças e jovens em idade escolar, além de artigos para bebé.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.