Foto: CHTV

Quatro médicos da Guiné-Bissau fizeram formação no Serviço de Anestesiologia do Hospital de São Teotónio, em Viseu, ao abrigo do projeto IANDA Guiné, promovido pela União Europeia que envolve que envolveu o Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV).

O projeto prevê um conjunto de ações de cooperação com a Guiné-Bissau, priorizando áreas consideradas estratégicas para a melhoria das condições de vida da população e para o desenvolvimento da Guiné-Bissau.

A componente para o Reforço do Sistema de Saúde (IANDA Guiné! Saúde), é gerida e cofinanciada pelo Instituo Camões e cofinanciada pela Fundação Calouste Gulbenkian.

O Centro Hospitalar Tondela Viseu participou na formação de oito médicos guineenses, quatro dos quais fizeram parte da formação no Serviço de Anestesiologia em Viseu, enquanto os outros quatro receberam formação na Guiné-Bissau, dada por três médicos anestesistas do CHTV.

O administração do Hospital de Viseu adianta ainda que os oito médicos guineenses já foram certificados pela coordenação do programa, e irão ser alocados aos blocos operatórios dos principais hospitais da Guiné-Bissau, melhorando a qualidade dos cuidados à população.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm