Foto: CMV (Rui da Cruz)

O Município de Viseu protocolou os apoios previstos pelo Eixo Cultura Viseu, o programa municipal de apoio à cultura, referentes aos Eixo 1, com o Cine Clube de Viseu, a Pausa Possível, que organiza os Jardins Efémeros, a Gira Sol Azul e a Zunzum – Associação Cultural.

No total, são cerca de 425 mil euros distribuídos por estes quatro agentes culturais do concelho, que se juntam a um outro protocolo já anteriormente estabelecido com a Proviseu/ Conservatório Regional de Música Dr. José de Azeredo Perdigão.

Lembra a Câmara Municipal de Viseu que são apoios previstos para os projetos considerados “estruturantes” que “têm marcado o calendário cultural dos últimos 10 anos, dotando-os de notoriedade, escala e projeção”, pode ler-se na nota de imprensa do Município.

“O financiamento municipal, no valor global de 425 mil euros, dos quais 340 mil traduzem o apoio financeiro e os restantes 85 mil euros o apoio não financeiro, é assim destinado às iniciativas Cinema na Cidade e Vistacurta; Jardins Efémeros, “Que Jazz É Este?” – Festival de Jazz de Viseu e Outono Quente, a par do Festival Internacional de Música da Primavera, que decorreu no passado mês de abril”, acrescenta.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, “é com enorme satisfação que o Município de Viseu destina um montante do seu orçamento municipal para estes projetos, que oferecem uma programação para fruição de toda a comunidade, que aqui vive e nos visita” lembrando que são “projetos já consolidados, muitos com vários anos de existência, que foram sendo amadurecidos, apresentando hoje uma enorme qualidade, pelo que espero que possamos continuar a dar todo o nosso apoio a estas realizações que são já cartões-de-visita do concelho e marcos da agenda cultural”, destacou o autarca.

O Eixo Cultura Viseu 2022/2025 é a designação assumida pelo atual executivo para p programa municipal de apoios à Cultura e que “reúne um conjunto de medidas que visam a definição de uma programação abrangente nos domínios da criação/produção, programação/difusão, formação e edição. O programa concretiza-se em 6 Eixos: Parcerias de Programação; Criação Artística (Medida 1 – Criação/Produção e Medida 2 – Edição); Programação Artística; Emergentes; Atividades; e Viriato Teatro Municipal”.

O montante financeiro de apoio municipal definido para estes seis Eixos culturais, para o ano de 2022, é de 1,23 milhões de euros.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm

PubAuchan