Fernando Ruas, presidente da Câmara de Viseu

O Município de Viseu rejeitou a proposta de transferência de competências na área da Saúde, do Estado para as autarquias, e para as entidades intermunicipais.

A proposta foi rejeitada, “por maioria” em reunião de câmara.

Segundo o autarca Fernando Ruas, a Câmara de Viseu defende que o processo seja “negociado” e deve atender “às diferentes necessidades e realidade das autarquias”, considerando que o Governo está a impor “competências para as quais as autarquias não estão preparadas”.

O presidente da Câmara de Viseu defende que a transferência de competências, para que seja “bem-sucedida” deverá permitir uma “transição o mais suave possível, não prejudicando as autarquias, os serviços, profissionais e comunidade”.

Em nota de imprensa, a Câmara de Viseu adianta ainda que, após reunião com a Administração Regional da Saúde do Centro, concluiu que a compensação financeira a receber pelo município, “era insuficiente face às responsabilidades a assumir”, o que reforçou a intenção e Fernando Ruas em negociar o processo com o Governo.

De acordo com os prazos estabelecidos na lei em vigor, a transferência de competências, no domínio da Saúde, é obrigatória no final deste mês de março, mas apenas cerca de 50 das 308 câmaras em Portugal, manifestaram intenção em as assumir.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.