O Município de Viseu, através da Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, volta este ano a promover o ‘Prémio de Poesia Judith Teixeira’.

O concurso premeia uma obra de poesia original e inédita, escrita em língua portuguesa, com o valor de 2.500 euros, e o vencedor terá ainda garantida a publicação da obra pela editora parceira, a Edições Esgotadas.

“A iniciativa visa homenagear, de forma simbólica, a vida e obra da escritora viseense Judith Teixeira e promover a criação cultural e literária”, informa a autarquia.

Judith Teixeira (1888-1959), natural de Viseu, alcançou a notoriedade em março de 1923 com a publicação da sua primeira coletânea de poesia, ‘Decadência’, alvo de uma polémica sobre a (i)moralidade da arte. Antes, havia publicado em vários jornais, sob o pseudónimo de Lena de Valois, e contribuído para a Contemporânea, conceituada revista modernista.

Apesar do escândalo, publicou mais dois livros de poesia, Castelo de Sombras (1923) e Nua, Poemas de Bizâncio (1926), e duas novelas sob título de Satânia (1927).

Judith Teixeira foi diretora da revista Europa em 1925, e escreveu uma palestra, intitulada De mim. Em que se explicam as minhas razões sobre a Vida, sobre a Estética, sobre a Moral (1926), considerado o único manifesto artístico modernista de autoria feminina no início do século XX em Portugal.

As obras a concurso devem ser enviadas entre 8 de agosto e 2 de setembro, através do e-mail premiojudithteixeira@cmviseu.pt.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.