Viseu recebe no final desta semana, diversas iniciativas musicais e de arte urbana que servirão para lançamento do programa cultural “Dizer Poesia”, que vai marcar a agenda cultural em Viseu entre 27 e 29 de maio.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas, as atividades previstas para o fim-de-semana são uma aposta da autarquia que promove a interação entre a arte e a comunidade, para darem a conhecer o ‘Dizer Poesia’ onde se destacam um programa literário que comemora o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore, assinalados a 21 de março.

Na sexta-feira, o Solar do Vinho do Dão recebe “uma apresentação única, que alia a música clássica e a poesia (declamada)”, com o Conservatório Regional de Música de Viseu Dr. José de Azeredo Perdigão e o Grupo ArDemente.

A “Brigada Poética”, que nasceu para este evento, “sairá à rua, pela primeira vez, durante as tardes do fim de semana”, com uma “proposta de intervenção artística em espaço público”, resultante de uma parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu.

“É constituída por portadores de Árvores-Poema, que irão deambular pelas praças e ruas da cidade, nomeadamente do Centro Histórico, com rastos/caudas poéticas, desafi­ando todas as pessoas que caminham pelo espaço público a deixar-se encantar pelas ‘sementes poéticas’ que estes vão lançando”.

A designer e ilustradora Rosário Pinheiro e a artista plástica e ilustradora Inês Flor serão responsáveis pela concretização “de um projeto de arte urbana, especialmente desenhado para o evento”, com “pequenas frases ou excertos de poemas e textos” de diversos autores.

Aquilino Ribeiro, Judith Teixeira, Ana de Castro Osório, Tomás Ribeiro e Camilo Castelo Branco são alguns dos autores que terão as suas palavras “pintadas em muros, caixas de eletricidade, escadas/escadarias, arcos, pavimento, paredes ou bancos de jardim”.

Tilhon, Mara Pedro e Domini são o trio que protagoniza um breve concerto acústico (15:30, de sábado, no Rossio), “onde o rap e o fado, também eles formas de expressão, de construção linguística e de poesia, em diferentes contextos, são exaltados e celebrados, quer em concerto como numa conversa entre os artistas”.

No mesmo dia, “o Jardim das Mães terá uma árvore/recanto especial, abrigo de poemas escritos em papel, os quais poderão ser retirados e lidos pelos amantes da poesia” de forma a “celebrar os exemplares arbóreos como elementos primordiais de Viseu”, para assinalar o Dia Mundial da Árvore.

“Saramago também é poesia” é outra das iniciativas programadas para o sábado, pelas 16:00, na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva, e será protagonizada pelo Grupo OFF/AFTA.

“De salientar que os autores, poemas e textos associados ao ‘Dizer Poesia’, nomeadamente à ‘Brigada Poética’, às intervenções de arte urbana e ao projeto no Jardim das Mães foram eleitos tendo por base a ligação destes com a cidade-região”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.