Em Viseu, as freguesias de Abraveses, Campo e Mundão, vão receber o espetáculo de contos ‘Deixa-me Contar Antes que Esqueça’, uma iniciativa no âmbito do projeto de programação cultural ‘No fio da palavra’, promovida desde maio pela Mochos no Telhado.

O espetáculo resulta da recolha de histórias, contos e lendas destas três freguesias e contou com a colaboração das Juntas de Freguesia e da Casa do Povo de Abraveses.

Segundo a organização, “são os primeiros passos de um projeto que pretende contribuir para a preservação do património imaterial do concelho”.   

As apresentações estão marcadas para os dias 22, 23 e 24 de setembro, respetivamente nas freguesias do Campo, Abraveses e Mundão.

O projeto inclui ainda a exposição/instalação fotográfica e sonora “Contos Passados Movem Moinhos”, que vai estar patente na Casa da Ribeira a partir do dia 25, tendo a inauguração marcada para as 17:30.

No mesmo dia, sábado, “No fio da palavra” junta dois contadores de histórias portugueses, Cristina Taquelim e Luís Correia Carmelo, para a conversa “Este ofício de Contar…”, que vai decorrer na Casa da Ribeira, pelas 16:00, com os dois artistas a serem mais tarde protagonistas de um espetáculo de contos, que começa pelas 21h30, no Museu Nacional Grão Vasco.

Ainda no dia 25, e para as famílias, vai acontecer a atuação “D’Ouvir e Chorar por mais” com Márcia Leite, marcada para as 10:30, na Biblioteca Municipal de Viseu.

“No Fio da Palavra” é um projeto da Mochos no Telhado – Associação Cultural, com a direção artística de Dennis Xavier e Sofia Moura, com o apoio do Município de Viseu, através do programa Viseu Cultura.

A programação, que decorre desde maio, vai continuar nos meses de outubro e novembro. 

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.