Freepik

Quinta-feira, 02 de março, dia de greve de professores no distrito de Viseu, paralisação convocada pela plataforma que integra nove organizações sindicais dos professores.

Os sindicatos continuam à espera que o Ministério da Educação dê resposta positiva às reivindicações que apresentam em matérias como os concursos dos professores, a contagem do tempo de serviço, quotas na avaliação e a progressão na carreira, entre outros.

É o primeiro de dois dias de greve por regiões, que hoje afeta as escolas do distrito de Viseu, embora com serviços mínimos já que terão que ser assegurados três tempos letivos por turma no 2.º e 3.º ciclos e ensino secundário.

Além das aulas, devem estar também assegurados os apoios aos alunos que beneficiam de medidas adicionais no âmbito da educação inclusiva, apoios terapêuticos, apoios aos alunos em situações vulneráveis, o acolhimento dos alunos nas unidades integradas nos Centros de Apoio à Aprendizagem e a continuidade das medidas direcionadas para o bem-estar socioemocional.

Os professores estão em greve desde dezembro, na altura com uma greve por tempo indeterminado convocada pelo Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), que se mantém, em protesto contra a proposta do Governo para os concursos e colocação de professores.

Entretanto, a plataforma sindical, que não inclui o STOP, convocou uma greve que se realizou por distritos durante 18 dias, culminando com uma manifestação no dia 11 de fevereiro, que juntou em Lisboa mais de 100 mil pessoas, de acordo com as estimativas da Fenprof.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm