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O projeto ‘Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo’, do Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) foi o grande vencedor da primeira edição da Bolsa José Nogueira da Rocha, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

O prémio tem por objetivo “reconhecer e potenciar as áreas de suporte logístico das unidades que integram o Serviço Nacional de Saúde, apoiando as suas equipas no desenvolvimento das competências necessárias para que possam contribuir proactivamente para processos de transformação nas suas organizações”, com os seus promotores a escolherem o projeto do CHTV, entre os 26 que se candidataram a esta bolsa.

Lembra a Administração do CHTV que o projeto ‘Distribuição de roupa hospitalar: melhoria de processo’ foi concebido para “apoiar a resolução dos constrangimentos na distribuição de roupa hospitalar no CHTV, passando pelas fases de identificação do problema, diagnóstico, causas raiz e, por fim, o desenho do estado futuro e implementação”.

Contempla, entre outras, a reorganização dos armários de roupa limpa nos vários serviços do CHTV, definindo níveis mínimo e máximo de reposição; a adaptação da aplicação informática em uso no CHTV (GHAF), que permite a criação e gestão de pedidos de roupa online (requisição / nota de encomenda); a adaptação da produção da lavandaria ao sistema de Produção Pull, respeitando as necessidades descritas na nota de encomenda; a organização do espaço existente no armazém de roupa, criando uma rouparia com um layout que permite levar o carro ao longo das prateleiras fazendo o picking de acordo com a nota de encomenda dos serviços do CHTV e a adaptação dos postos de trabalho na rouparia, quer no que se refere aos horários, quer à lógica de distribuição, definindo rotas e rotinas conciliando as necessidades dos serviços, a capacidade de utilização dos elevadores internos e a capacidade logística de transporte entre as unidades externas.

Ainda segundo os responsáveis pelo CHTV, apesar da implementação do projeto estar ainda “em fase de maturação”, os resultados preliminares “evidenciam uma redução de 80% no número de reclamações (pedidos diários de roupa com urgência), redução do tráfego nos elevadores de serviço no período da manhã, aumento das sinergias entre profissionais de saúde e funcionários da Lavandaria, associadas à produção Pull, com mitigação do ambiente de stress e conflito”, informou em nota de imprensa.

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