Foto: D.R.

Em Viseu, a Escola Secundária Alves Martins e o Instituto Politécnico (IPV) vão apoiar a integração de refugiados ucranianos através de um projeto de ensino da língua portuguesa.

A Alves Martins recorreu ao programa Centro Qualifica 2020, disponibilizando recursos escolares e professores, prevendo-se que possam ajudar à integração de cerca de três dezenas de adultos e outros tantos jovens, em duas turmas de aprendizagem da língua portuguesa”.

Já o Politécnico de Viseu vai também assegurar o ensino do português a algumas dezenas de refugiados ucranianos, através da Escola Superior de Educação, informando que avançará com o programa assim que estiver assegurado o número de alunos necessários para constituir as turmas de aprendizagem.

Os cursos vão ser acompanhados por docentes portugueses e tradutores ucranianos da Associação dos Ucranianos de Viseu, para facilitar a aprendizagem e assegurar a comunicação numa primeira fase.

Estes dois projetos nascem de uma iniciativa da rede de apoio á Ucrânia que nasceu em Viseu envolvendo o Município, a Associação Viriatos.14, o Politécnico de Viseu e a Associação de Ucranianos de Viseu.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu