Foto: Freepik

A tecnologia da Lego vai ser utilizada em ações pedagógicas em escolas de cinco concelhos do distrito de Viseu, servindo mais de 500 alunos do 7.º ano, revelou a diretora do Centro de Formação EduFor.

Isabel Serra avançou que o kit educativo ‘SPIKE Prime LEGO Education’ vai ser utilizado por alunos de 28 turmas do 7.º ano de escolaridade, envolvendo nestas ações pedagógicas 541 alunos e 36 professore, em dois agrupamentos de escolas do concelho de Nelas, e ainda em Mangualde, Penalva do Castelo, Sátão e Vila Nova de Paiva.

O kit combina os clássicos e versáteis elementos Lego com a mais avançada tecnologia dos elementos inteligentes technic e um software intuitivo, com o objetivo de tornar o ensino “mais ativo e participado da parte dos alunos”, adiantou a responsável.

Nesta fase serão envolvidas as chamadas disciplinas STEM [ciência, tecnologia, engenharia e matemática], casos da matemática, ciências e físico-química, já que os kits e metodologia de trabalho requerem um trabalho com programação e robótica mais adaptado com o currículo destas áreas.

Este projeto-piloto, que chega no ano letivo 2023-2024 às escolas de cinco concelhos do distrito de Viseu, arrancou no ano passado com a formação de um professor, “certificado para agora poder dar formação aos professores envolvidos”.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm