A Urgência Pediátrica do Hospital de Viseu vai encerrar à noite às sextas, sábados e domingos, já a partir de hoje, 01 de março.
A falta de médicos pediatras para assegurar o normal funcionamento do serviço é a justificação dada para estes constrangimentos.
Segundo os responsáveis pela Unidade Local de Saúde Viseu Dão Lafões, onde o Centro Hospitalar Tondela-Viseu está inserido, há apenas 15 especialistas de Pediatria disponíveis, insuficientes para assegurar a escala da Urgência Pediátrica, seja por rescisões ou baixas médicas.
A solução passou por implementar um plano de contingência, que leva ao encerramento durante alguns períodos para garantir o funcionamento das várias valências do Serviço de Pediatria e do Bloco de Partos do Serviço de Ginecologia-Obstetrícia.
A partir de hoje, o normal funcionamento da Urgência Pediátrica acontecerá se segunda a quinta-feira e a Urgência Pediátrica Externa encerra nos períodos noturnos de sexta-feira, sábado e domingo, entre as 20:00 e as 09:00 do dia seguinte.
Mantém-se uma equipa de Pediatria que garante a Urgência Pediátrica Interna para crianças internadas e crianças em vigilância ou tratamento no Serviço de Urgência.
Fica assegurado o normal funcionamento do Bloco de Partos e Neonatologia nos sete dias da semana e haverá resposta garantida a emergências médicas pediátricas com risco imediato de vida na Sala de Emergência da Urgência Pediátrica, mesmo durante os períodos de constrangimento.
Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.