Projeto piloto com recurso a tecnologia alemã

O Município de Vouzela vai ter um Centro de Demonstração de Tecnologia Energética, um investimento totalmente com dinheiros privados, para produção de energia limpa, sem depender das condições climatéricas e sem ocupar muito espaço.

A primeira pedra foi já lançada e a cerimónia contou com a presença da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que lembrou tratar-se de “um projeto-piloto, demonstrador, de produção de energia limpa, todo ano” e que o objetivo passa por “produzir energia com base numa tecnologia assente nuns tubos que são enterrados no solo”.

No Centro de Demonstração de Tecnologia Energética de Vouzela, será utilizada, e aperfeiçoada, uma tecnologia alemã.

A ministra frisou que se ficar demonstrada a eficácia do sistema, há empresários interessados em replicar e multiplicar o projeto em vários territórios do interior.

Ana Abrunhosa apontou ainda a vantagem de ser preciso uma área de terreno muito menor do que, por exemplo, para a produção de energia solar.

Este projeto de iniciativa empresarial, sem que tenha sido revelado o montante do investimento, está a ser acompanhado pela Direção-Geral de Energia e Geologia e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto.