O primeiro-ministro, Luís Montenegro, e os 17 ministros do XXIV Governo Constitucional tomam hoje posse às 18:00, no Palácio Nacional da Ajuda, menos de um mês depois da vitória da AD nas legislativas de 10 de março.

É o terceiro executivo que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, empossará, o primeiro liderado pelo PSD, partido que já liderou.

Dez homens, sete mulheres, constituem o novo Governo, onde estão dois viseenses, Dalila Rodrigues, titular da pasta da Cultura, e António Leitão Amaro como Ministro da Presidência.

Dalila Rodrigues, natural de Penedono, doutorada em História da Arte pela Universidade de Coimbra, é detentora de um currículo vasto ligado à cultura e às artes, tendo ocupado, entre outros cargos, o de Diretora do Museu Grão Vasco em Viseu.

Já António Leitão Amaro, que foi ‘cabeça de lista’ da AD por Viseu, é natural do Caramulo e ‘vice’ presidente do PSD desde julho de 2022.

Foi Secretário de Estado da Administração Local no XIX Governo de Portugal, Deputado e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PSD e Secretário-Geral da JSD.

Os secretários de Estado do XXIV Governo Constitucional, que ainda não são conhecidos, só tomarão posse na sexta-feira.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.