A recolha de lixo no concelho de Viseu vai custar mais um milhão de euros ao município, investimento que servirá para “melhorar o serviço prestado”, disse hoje o presidente da autarquia, Fernando Ruas.

Na reunião pública do executivo camarário, Fernando Ruas deu pormenores sobre o novo contrato para a recolha de resíduos, no valor de 4.953.368 euros, que vai vigorar durante oito anos e reflete um aumento de cerca de um milhão de euros, sendo 440 mil euros “do acréscimo de taxas” a pagar ao Estado, explicou o autarca, assumindo que ainda não foi apreciado o impacto que este aumento poderá vir a ter na fatura dos clientes.

“Vamos ter que saber que impacto isto tem no orçamento da câmara. A vontade é que não tenha repercussões [na fatura], mas não fizemos essa análise ainda”, afirmou Fernando Ruas.

No entanto, atendendo a que o executivo considera que “o cidadão já está sobrecarregado”, vai ver “se é possível não aumentar”, acrescentou.

Segundo Fernando Ruas, o contrato inclui “lavagens de contentores, recolhas de lixos, recolha de resíduos urbanos indiferenciados, limpeza da zona envolvente, biorresíduos”, instalação de um dispositivo que (por radiofrequência) permita perceber a quantidade de lixo no contentor, “uma plataforma de gestão de informação e ainda os veículos de recolha”.

“Temos a ideia de que é necessário melhorar a recolha. Até eu, como cidadão, me queixo”, admitiu Ruas durante a reunião.

O vice-presidente da autarquia, João Paulo Gouveia, garantiu que, com este contrato, “vai melhorar o serviço, a limpeza e a desinfeção” e a recolha será feita mais dias por semana.

Esta e outras notícias para ouvir em desenvolvimento na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu