Foto: CM Vouzela

Os municípios de Vouzela e de Tondela querem criar um produto turístico de valorização do património ferroviário, e viram já aprovada uma candidatura que apresentaram ao programa Transformar Turismo , do Turismo de Portugal.

‘Viajar no Tempo – Ferrovia entre o Vouga e o Dão’, é um projeto com um investimento superior a 608 mil euros, que prevê a beneficiação e a musealização de três antigas estações ferroviárias (Vouzela, Moçâmedes e Tonda) e o restauro e musealização de locomotivas na vila de Vouzela e em Real das Donas, bem como de outros recursos relacionados com a história da ferrovia, como a ponte de Vouzela.

A musealização será baseada em soluções tecnológicas e multimédia, com realidade aumentada, realidade virtual, recursos audiovisuais e postos interativos de simulação de condução ferroviária.

Está também prevista a colocação de sinalética em mais quatro antigas estações ferroviárias (Sabugosa, Parada de Gonta, Oliveira de Frades e de São Vicente), além da recolha de material iconográfico e de testemunhos da história da ferrovia na região, e também o desenvolvimento de um plano de comunicação e de promoção turística.

No concelho de Vouzela será possível, por exemplo, simular a condução de um comboio e, através da realidade aumentada, visualizar as obras de arte que integram a antiga linha do Vouga, agora transformada em ecopista.

O projeto será implementado nos próximos dois anos, tendo como parceiros o município de Oliveira de Frades, a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o Turismo de Portugal.

Esta e outras notícias para ouvir na Estação Diária – 96.8 FM ou em www.968.fm.

PubPrestiviseu